Penafiel: Município realiza Festival de Teatro “Sentir Penafiel”

SentirPenafiel_2019.09.17

A IV edição do Festival de Teatro “Sentir Penafiel” arranca já no próximo sábado, pelas 21:00, na Junta de Freguesia de Croca, com a peça “Ide dar lavagem à porca”, protagonizada pelo Grupo de Teatro de Novelas.

Esta iniciativa, organizada pelo Município de Penafiel em colaboração com o Grupo de Teatro de Novelas, tem como objetivo promover a arte do teatro através da realização de momentos lúdicos para a comunidade do concelho.

As peças de teatro de revista, comédia e melodrama vão percorrer várias freguesias do concelho. Além do Grupo de Teatro de Novelas, vão participar no evento os grupos de teatro “Diamantes” (Oldrões), “Susanense” (Valongo), “Bando dos Pardais” (Canelas), Tamaranto (Amarante) e Linha 5 Caíde (Lousada).

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “a aposta continua a ser a de levar o teatro a todo o nosso concelho e dar a oportunidade aos nossos concidadãos que residem nas freguesias, mesmo as mais distantes da sede do concelho, de assistirem a peças de teatro, de saírem de suas casas para conviver e para usufruírem de momentos de cultura e de lazer. O teatro amador merece todo o nosso respeito e consideração e este Festival é uma forma de reconhecer isso, mas também uma forma de estimular os grupos locais de teatro a fazerem cada vez mais e melhor”.

No encerramento desta edição (7 de dezembro), a Câmara Municipal vai homenagear o ator Abílio Martinho Moreira da Silva, que recebeu a Medalha de Ouro do Município de Penafiel (2018), no âmbito do 248.º aniversário de elevação de Penafiel a cidade.

Martinho da Silva é natural de Penafiel e, para além da ligação ao teatro, já trabalhou em vários projetos televisivos, dobragens, publicidade e cinema. Atualmente, integra o elenco da nova novela da SIC “Nazaré”.