Penafiel: Município cria Balcão da Inclusão

Penafiel_CM_2019.03.19

A Câmara de Penafiel anunciou a criação de um Balcão da Inclusão para pessoas com deficiência e/ou incapacidade, naquele concelho.

O protocolo entre o Município e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) vai permitir dar informação e mediação especializada e será formalizado no próximo sábado, no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel.

O objetivo é proporcionar informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, às respetivas famílias, organizações e outros que, direta ou indiretamente, intervêm na área da deficiência.

Através deste novo serviço, o Município vai estar disponível para esclarecer, via telefone, por escrito e presencialmente, quaisquer dúvidas sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor e sobre os recursos existentes.

O Balcão da Inclusão compromete-se também a ajudar no encaminhamento e sensibilização junto dos diferentes organismos que, no âmbito da sua missão, têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas.

A assinatura do protocolo está inserida no ‘I Encontro de Inclusão Sobre Rodas’, com o slogan “Diferentes e Iguais”, organizado pelo grupo “Inclusão Sobre Rodas”, que se uniu após desafio lançado por Maria Deolinda Soares, natural da freguesia de Valpedre que se encontra numa condição de mobilidade reduzida há mais de 20 anos.

Este encontro vai ainda promover o debate sobre “inclusão na sexualidade” e “Emoção, Motivação e Família”.