Penafiel: Município aprova orçamento de 100 milhões de euros para 2024

Edificio_Camara_Municipal_2023.11.20

O Município de Penafiel apresentou para 2024 o maior orçamento de sempre no valor de 100 milhões de euros. O documento, aprovado em Assembleia Municipal, regista um aumento de 15 milhões de euros face ao ano passado.

 

A saúde, a educação, habitação, respostas sociais e desporto, são as áreas que registam os montantes mais significativos de investimento previsto para 2024.

“Este é um orçamento que me deixa orgulhoso e deve deixar todos os penafidelenses com a garantia de que governamos para todos e a pensar no futuro”, disse o presidente da câmara municipal, Antonino de Sousa.

Ainda segundo o autarca, “este orçamento revela uma estratégia assente na sustentabilidade económica e financeira do município de Penafiel, com uma visão de promoção de um concelho social e territorialmente mais coeso e economicamente mais competitivo”.

O montante a investir na saúde, uma das áreas que recentemente passou para o domínio das competências municipais, é de 7 milhões de euros.

Está prevista a construção de um novo centro de saúde nas Termas de S. Vicente, bem como uma nova Unidade de Saúde Familiar de Penafiel (USF) e a requalificação de outras unidades de saúde do concelho.

Na mobilidade, a câmara municipal deu conta de que não irá esperar pelo governo e assumirá a construção de duas rotundas na saída da A4 para EN106 e no acesso à Zona Industrial nº2. Em causa está “a salvaguarda a segurança das pessoas”.

Ainda no capítulo da mobilidade, o município vai avançar com a ligação desde a rotunda de Santa Marta até à entrada da A4, cujo o projeto de execução da obra já está adjudicado, e vai permitir atenuar o problema do trânsito de atravessamento na cidade. O investimento previsto para o setor da mobilidade ascende a 6 milhões de euros.

À área da educação está alocado o montante de 14,5 milhões de euros, para requalificação de vários equipamentos como é o caso da EB 2,3 de Paço de Sousa, Pinheiro e Cabeça Santa, e Penafiel Sudeste, cujas prioridades estão já fixadas no âmbito do processo de descentralização de competências, a para da requalificação da Escola Básica de Peroselo e de várias salas de aula na D. António Ferreira Gomes,

A construção de edifícios de habitação coletiva e a construção da residência universitária que irá nascer na Rua Alfredo Pereira, aumentando a oferta de alojamento para os estudantes, tem prevista uma dotação financeira na ordem dos 5,5 milhões de euros.

Outro setor importante é o das respostas sociais. O município prevê investir 3 milhões de euros no reforço de novos equipamentos.

Para o desporto estão previstos 9 milhões de euros, orçamento que deverá incluir a requalificação do Pavilhão Municipal Fernanda Ribeiro, a par com a construção de pavilhão desportivo para as Termas de S.Vicente e polidesportivo para Oldrões, além de apoios diversos ao desenvolvimento de várias infraestruturas em diversas freguesias.

Este orçamento não é apenas uma reposta para um conjunto de investimentos, mas representa “um compromisso com o bem-estar das próximas gerações, dos nossos filhos e netos que vão assim viver num concelho cada vez mais desenvolvido e coeso”, concluiu Antonino de Sousa.