Penafiel: Jornadas Ibéricas de Gestão de Enfermagem debatem capital humano e estratégias de saúde [C/AUDIO]

JornadasIbericas_2019.04.11O Auditório do Hospital Padre Américo em Penafiel recebe na sexta-feira as Jornadas Ibéricas de Gestão em Enfermagem. A iniciativa conta com mais de 200 profissionais inscritos, oriundos de várias unidades de saúde do país.

O programa contará com vários oradores, a destacar Domingo Munõz Arteaga, International Nursing Network, e Manolo Bernardo Garcia, Vogal da Associação dos Diretores de Enfermagem de Espanha.

“Estas jornadas permitirão perceber o que se está a fazer a nível internacional e trocar experiências. Será útil perceber o papel de gestão nas organizações da saúde e de enfermagem em particular, mas também a forma de lidar com a nova realidade”, diz José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS e presidente da Associação dos Enfermeiros Diretores, a quem caberá a conferência de encerramento sobre o papel do enfermeiro gestor nas organizações de saúde.

Para o responsável, “é importante que os enfermeiros percebam que o caminho que estamos a seguir é o caminho certo e que está enquadrado naquilo que são as dinâmicas internacionais, e naquilo que são os grandes desafios para a enfermagem e para as organizações”.

A conferência inaugural será sobre “Políticas, Liderança e Estratégias em Saúde”, seguindo-se duas mesas relacionadas com “Inteligência Colaborativa e Governação”.

Durante a manhã, estarão ainda em discussão três temas incluídos no painel “Ameaças geram Oportunidades”.

Um dos temas será “Gestão de Capital Humano: Casos práticos de negociação e necessidades de Enfermagem” e é apresentado por Manolo Bernardo Garcia.
À tarde, Domingos Munõz Arteaga apresenta a conferência “Liderança Internacional de Enfermagem”.

Antes da conferência de encerramento proferida por José Ribeiro, haverá a conferência “Coaching: Estratégia para o desenvolvimento de líderes”.

 


José Ribeiro | Enfermeiro diretor CHTS