Penafiel: CIM Tâmega e Sousa em missão da Rede Global da Diáspora no Luxemburgo [C/AUDIO]

Missao_Luxemburgo_2023.03.15

A região do Douro, Tâmega e Sousa é convidada da missão ao Luxemburgo da Rede Global da Diáspora, a maior rede colaborativa da diáspora portuguesa.

 

Nos dias 16 e 17 de março, o Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Pedro Machado, e o Primeiro-Secretário do Secretariado Executivo, Telmo Pinto, participam na missão organizada pela Fundação da Associação Empresarial de Portugal (AEP), entidade com a qual a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa subscreveu, em 2020, um protocolo de cooperação para a promoção conjunta da Rede Global da Diáspora.

Esta iniciativa enquadra-se num conjunto de missões dirigidas à diáspora portuguesa, com o objetivo de “aprofundar laços de cooperação” com a comunidade emigrante, incluindo a classe empresarial, em particular para divulgação do PNAID – Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora.

“Vamos ter uma participação na própria Embaixada do Luxemburgo e um conjunto de reuniões com empresários portugueses. O Luxemburgo é um país pequeno mas com muitas ligações com outros países à sua volta, nomeadamente com a Alemanha, a França e a própria Bélgica. A ideia é demonstrar e apresentar o nosso tecido económico e a nossa força produtiva, designadamente os vários setores estratégicos, seja no vestuário, no calçado, no setor do mobiliário, ou da construção civil, bem como o turismo associado à restauração e à gastronomia”, diz o primeiro secretário da CIM, Telmo Pinto.

“Vamos ver se conseguimos abrir portas e permitir que, ainda no decorrer deste ano, tenhamos aqui uma missão inversa, de empresários portugueses e luxemburgueses. É esse o objetivo da nossa participação”, acrescenta.


Recorde-se que, em 2018, a CIM do Tâmega e Sousa organizou, em parceria com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, o III Encontro de Investidores da Diáspora, que reuniu mais de 700 participantes, oriundos de 35 países dos 5 continentes.