Penafiel: CHTS assinala Dia Mundial da Diabetes

DIA_MUNDIAL_DIABETES_2017.11.13O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala amanhã, o Dia Mundial da Diabetes no Hospital de Amarante e no Hospital Padre Américo, em Penafiel.

O Núcleo de Diabetes do CHTS irá proceder a rastreios de avaliação de risco e distribuição de materiais educativos alusivos à prevenção e cuidados otimizados em diabetes nas consultas externas.

No Hospital Padre Américo haverá ainda pontos de interação na entrada da consulta externa, piso 3, e na Ginecologia-Obstetrícia, piso 4, visando divulgar e esclarecer diversas temáticas ligadas à Diabetes.

Estes pontos de interação, vão funcionar das 10h00 às 12h00, e vão esclarecer dúvidas sobre a Diabetes Mellitus, a Diabetes Gestacional, Pé Diabético e Alimentação na Diabetes.

À semelhança dos anos anteriores, a estátua do Padre Américo e a fachada do Hospital de Amarante vão estar iluminados de azul até ao próximo dia 19 de novembro. O desafio de iluminar de azul edifícios ou monumentos foi também lançado às autarquias dos concelhos da área de influência do CHTS.

Ainda, no âmbito destas comemorações, no dia 19 de novembro será realizada a caminhada “Unidos pela Diabetes” em Amarante, aberta a todos os que queiram participar, com início junto à Câmara Municipal de Amarante pelas 09h30.

No final da caminhada, vão ser também realizados rastreios no Largo de São Gonçalo, junto ao Mosteiro.

A iniciativa conta com a colaboração da Liga de Amigos do Hospital Amarante e da Câmara Municipal de Amarante.

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (Federação Internacional da Diabetes) e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes tem como objetivo dar resposta ao aumento “alarmante de casos de diabetes no mundo”.