PATINAGEM: Câmara homenageou atletas da Academia Patinagem do Marco [C/AUDIO]

Homenagem_APM_2019.05.31O Município de Marco de Canaveses homenageou os atletas da Academia de Patinagem do Marco (APM) que, no passado mês de março, em Sines, se sagraram campeões nacionais de Show e Precisão, na categoria grupo júnior, e que representaram Portugal no Campeonato da Europa da modalidade, que decorreu em Itália.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a entrega de medalhas ao grupo e ao clube.

PauloCouto_2019.05.31

Para Paulo Couto, vereador do pelouro do desporto da Câmara Municipal de Marco de Canaveses (CMMC), tratou-se de “uma homenagem merecida”.


A Academia de Patinagem do Marco deu “uma visibilidade enorme, não só a nível nacional, mas também a nível europeu. A sua presença nestas duas competições acabou por dignificar muito o concelho”, salientou.

O presidente da APM, José Carlos Maia, agradeceu o gesto do município.

“É um significado de extrema importância, porque é o reconhecimento do trabalho que tematos vindo a desenvolver e do qual estamos extremamente gratos”, realçou.


Durante a cerimónia, José Carlos Maia aproveitou para expressar “gratidão” pelo o apoio que a autarquia tem concedido à APM, lembrando que o clube não paga “pela utilização das instalações”.

Ainda assim, sublinha que o clube está a necessitar  de “maior carga horária” para os treinos dos cerca de 120 atletas que integram as fileiras da APM.

JCMaia_2019.05.31

“O dinheiro não é tudo para nós. O dinheiro é fundamental, mas sem condições físicas para trabalhar não conseguimos desenvolver mais. Temos quatros vezes mais atletas que há 6 anos atrás a trabalhar no mesmo espaço e nas mesmas horas”, explica.


“Começa a ser difícil tirar bons resultados e, quiçá, vai começar a trazer-nos problemas de regressão, porque é muita gente e não conseguimos fazer um trabalho em condições para atingir este patamar de campeão nacional”.

A treinadora Joana Soares acrescenta que “apenas 4 dias de treino, com cerca de 40 atletas em ringue, é extremamente difícil trabalhar ao pormenor”.


“Se tivéssemos pelo menos mais um dia de treino seria uma mais-valia para os atletas e para o trabalho que estamos a fazer”, garante”.

Confrontada com o assunto, a presidente da CMMC, lembra que “esse foi um pedido que surgiu apenas a meio da época”. Cristina Vieira assegura que o “vereador do desporto já esteve reunido com os serviços técnicos e estão a avaliar essa hipótese para a próxima época”.

CristinaeJoana_2019.05.31

“Este pedido só faz sentido para a próxima época desportiva, mas entendo que o executivo municipal estará aberto a esta pretensão, dentro dentro daquilo que são as nossa limitações da utilização do pavilhão que, como sabem, é muito requisitado”.


“Se isso for condição para a Academia de Patinagem continuar a ter o êxito que está a ter, o executivo municipal fará o esforço que nos for possível para lhes garantir um maior número de horas”, conclui.