PATINAGEM: Academia de Patinagem do Marco conquista título nacional de show e precisão [C/AUDIO]

Grupo_JuniorX_2019.03.26

A Academia de Patinagem do Marco (APM) conquistou o primeiro lugar na modalidade de show e precisão e sagrou-se campeã nacional, no passado fim-se-semana, em Sines.

A APM ainda obteve um segundo lugar, com o quarteto júnior “Velho Oeste”, e um quarto lugar, com o quarteto juvenil o “Conto da Sereia”, garantindo a presença no campeonato da europa da modalidade, que vai decorrer, nos dias 2 e 3 de maio, em Reggio Emília, Itália.

“É sem dúvida uma grande vitória. Nós íamos com uma expectativa elevada, não vou dizer que superamos, mas atingimos um dos nossos grandes objetivos, que era ser campeão nacional”, afirma o presidente da APM, José Carlos Maia.


“Em três modalidades que levávamos, ficamos em primeiro e fizemos um segundo e um quarto lugar. É extraordinário, não se podia pedir mais”, acrescenta.


A deslocação a Itália irá implicar muito trabalho e grande dedicação de todo o grupo.

“Como conseguimos o apuramento, agora vamos ter que trabalhar o dobro, para ficarmos entre os melhores. Nós partimos para lá com a expectativa de conseguir coisas boas. Seria muito bom conseguirmos pódios, mas efetivamente, também temos os pés bem assentes no chão”.

“Sabemos perfeitamente que não é fácil. Há dois países que trabalham quase um ano inteiro para agora estarem preparados para o europeu, que é o caso dos italianos e dos espanhóis. Vamos lá para lutar, isso sem dúvida nenhuma, e tentar dar o nosso melhor”, assume o presidente da APM.


A deslocação a Itália implicará encargos financeiros para o clube que não dispõe de recursos suficientes. A direção irá bater à porta das entidades oficiais – Câmara Municipal e Juntas de Freguesia –  e do comércio local, para ajudar a suportar as despesas.

“Para ser sincero, não temos dinheiro.Temos que contar muito com as entidades oficiais que colaboram connosco. Temos que partir para o terreno e junto do comércio local, da indústria e dos amigos para nos ajudarem. Há toda um logística que é muito cara. Estou crente que vamos conseguir”, remata.


O Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Paulo Couto, que acompanhou o treino antes da final do campeonato nacional, manifestou-se surpreendido com o desempenho dos atletas e deu os parabéns pela conquista.

“Como responsável pela área de desporto, mas também como cidadão marcoense, é um enorme orgulho. Estive presente no ensaio, na quinta-feira passada, a convite da Academia de Patinagem do Marco, e o que eles fizeram é extraordinário. Fiquei espantado, não pensei que era possível fazer aquilo na modalidade de patinagem”, diz o vereador.


Paulo Couto acredita que em Itália a APM também irá conseguir uma boa prestação e assegura que a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, dentro da sua política de apoio às modalidades, irá apoiar o clube nesta etapa.


“Já no ano passado o fizemos, e este ano também estamos cá para ajudar. É uma honra para município poder ajudar a Academia Patinagem do Marco que tanto tem dignificado e prestigiado o nosso concelho”, finalizou.