Paredes: Sobrosa assinala os 500 anos do Foral [C/AUDIO]

ForalSobrosa_2019.10.08A vila de Sobrosa comemora, de 11 a 16 de outubro, os 500 anos do Foral com um programa para toda a população.

Vai haver um desfile dos alunos do Centro Escolar de Sobrosa, uma Feira Quinhentista e um passeio de bicicleta.

No dia 15 de outubro, pelas 19:30, o edifício dos Paços do Concelho de Sobrosa recebe uma sessão evocativa dos 500 anos do Foral, com o descerramento da placa comemorativa, um apontamento musical pelo Centro Português de Nyckelharpa, a atuação do Grupo de Teatro Amador de Sobrosa e um concerto na igreja local pela Orquestra de Flautas do Conservatório de Música do Porto.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Sobrosa, Américo Castro, a comemoração do Foral “é algo único e requer o envolvimento de todos”.

O alargamento do programa ao fim-de-semana tem como principal objetivo “a participação das coletividades que são responsáveis por algumas atividades e porque é uma altura em que as pessoas têm mais disponibilidade”, refere

O livro “Foral Manuelino da Honra de Sobrosa”, da autoria de Alcina Manuela de Oliveira Martins, também será apresentado no dia 15 de outubro, às 21:45. Uma obra que fica para a posteridade.

“Sempre foi nossa intenção fazer um livro para que as pessoas que não conhecem a historio pudessem ler e aprender algo acerca da freguesia. Está ali algo de excepcional”, nota o autarca de freguesia.

No dia 16 de outubro, último dias das comemorações do foral, pelas 10:00, os alunos do Centro Escolar de Sobrosa promovem no recinto da feira um mercado de alimentos.

 


Américo Castro | Presidente Junta de Sobrosa