Paços de Ferreira: Policias Municipais cumprem dia de greve

PoliciaMunicipal_2019.12.12

Os polícias municipais de Paços de Ferreira vão cumprir na sexta-feira um dia de greve contra “a violação dos direitos” e a “carência” de meios humanos, anunciou hoje fonte sindical.

Segundo o Sindicato Nacional das Polícias Municipais (SNPM), a greve vai começar às 00:00, estando prevista, durante a manhã, uma concentração de agentes junto aos Paços do Concelho.

Em comunicado, o sindicato refere como motivos para a greve a “violação sistemática dos direitos aos tempos de trabalho/descanso” e a “carência manifesta de meios humanos afetos ao Serviço de Polícia Municipal de Paços de Ferreira”.

Essa carência, assinala o SNPM, faz com que seja exigido aos agentes a prestação de trabalho suplementar de forma constante, “sem que estejam presentes os fundamentos para a prestação de trabalho suplementar”, bem como “para além dos limites impostos da Lei Geral de Trabalho em Funções”.

“Violação dos procedimentos de avaliação de desempenho”, “ausência de diálogo por parte da Câmara Municipal para a resolução dos diversos problemas”, “frustração dos direitos dos agentes de polícia municipal de Paços de Ferreira ao desenvolvimento das respetivas carreiras” e “o estado de absoluta negligência a que se devotou o serviço em termos materiais e humanos”, são outras queixas invocadas pelo sindicato.

“Exige-se, pois, o respeito pelos direitos dos agentes de polícia municipal do Município de Paços de Ferreira”, conclui o SNPM.

A Lusa pediu uma posição sobre o assunto à Câmara de Paços de Ferreira, mas não obteve resposta até ao momento.