Médica Catarina Morais explica cuidados a ter para enfrentar vaga de calor [C/AUDIO]

Calor_2018.08.01

Este ano o verão chegou tarde, mas com ele trouxe avisos laranja por causa do calor. Com os termómetros a aproximarem-se dos 40º graus os cuidados devem ser redobrados, principalmente em grupos de risco como crianças, idosos, grávidas e doentes crónicos.

A temperaturas elevadas dos próximos motivam um alerta especial. Esta onda de calor pode ter efeitos negativos na saúde. Por isso, a população deve adotar medidas de prevenção.

Catarina Morais, médica da Unidade de Saúde Familiar (USF) – Marco, em declarações à Marcoense Fm, fez uma lista de cuidados a ter nos dias de maior calor, alertando que as pessoas devem “procurar ambientes frescos e climatizados, mesmo durante a noite”.

“O que a Direção Geral de Saúde (DGS) recomenda é que cada individuo esteja, pelo menos, duas ou três horas por dia num ambiente fresco, nem que para isso tenha de ir a um centro comercial ou a uma loja climatizada, se não tiver ar condicionado em casa”, explica.


Nos períodos de temperaturas mais acentuadas, a médica alerta que “se deve tomar banho com água tépida, para arrefecer o corpo” e deve-se “aumentar a ingestão de água ou de sumos naturais, sem açucar adicionado, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas”.

Aconselha que se evite a exposição direta ao sol “nas horas de maior calor, ou seja. entre as 11:00 e as 18:00”, e as atividades físicas no exterior, principalmente nos períodos mais quentes. Também adverte que se deve evitar “viagens de carro nas horas de maior calor”.

No exterior, recomenda à população que procure locais à sombra e frescos, que use “roupa opaca, de preferência de cores claras, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos com proteção ultra-violeta”.

Catarina Morais aconselha “o uso de protetor solar com índice de proteção de, pelo menos, fator 30 sempre que se estiver ao ar livre, renovando a aplicação a cada duas horas”.


A médica da USF-Marco lembra que se “deve dar especialmente atenção aos idosos isolados, assegurando a sua correta hidratação, permanecendo em ambiente fresco”.

Relativamente às grávidas, existem alguns cuidados especiais que devem ser tidos em conta: “moderar a atividade física, evitar a exposição direta ou indireta ao sol e, como em toda a gente, garantir a ingestão frequente de líquidos”.

“Nas crianças deve-se garantir o consumo frequente de água e sumos de fruta natural, assim como garantir que estejam num ambiente fresco. Crianças com menos de seis meses, não devem ser expostas ao sol”, adverte.

Catarina Morais recomenda às pessoas que, caso seja necessário, liguem para a linha de Saúde 24 (808 24 24 24).