Marco de Canaveses/Penafiel: Procissão das Endoenças atrai milhares de fiéis e turistas [C/AUDIO]

Endoencas_02_2019.04.19

Milhares de pessoas cumpriram, na noite de quinta-feira, a secular tradição das Endoenças, participando nas cerimónias religiosas e na procissão do Senhor dos Passos, que ligou a Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no concelho de Marco de Canaveses, à Capela de São Sebastião em Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel.

O percurso estava iluminado por milhares de tigelinhas, conferindo grande beleza a toda a área envolvente.

A Procissão das Endoenças perde-se no tempo. A importância do acontecimento local e regional é reconhecida pelos municípios de Marco de Canaveses, Penafiel e Castelo de Paiva, que no próximo ano deverão apresentar um cartaz comum.

“É uma celebração que traz muita gente, quer dos municípios envolventes, quer turistas. Já tive oportunidade de falar com os senhores presidentes de câmara, nomeadamente com o autarca de Penafiel, que os concelhos têm muito a ganhar com uma ação concertada de divulgação e promoção deste evento religioso, um dos maiores e mais significativos da região, para podermos potenciar o turismo religioso”, realçou a autarca de Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

Endoencas_01_2019.04.19

A autarca defende que todos têm a ganhar com uma promoção conjunta.

“Estou certa que na próxima edição vamos ter um cartaz comum e vamos ter essa preocupação de divulgação entre os três municípios”, anotou.

O evento das Endoenças está inscrito desde 2015 no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

 


Cristina Vieira | Presidente da CM de Marco de Canaveses