Marco de Canaveses: Desmarcadas consultas presenciais nas Unidades do Centro de Saúde do Marco [C/AUDIO]

CentroSaudeMarco_2020.03.17

As Unidades de Saúde (USF) do Tâmega e Marco, em Marco de Canaveses, implementaram um mecanismo de proteção de utentes e profissionais por causa da Covid-19.

O cancelamento das consultas e o atendimento não presencial são algumas das medidas adotadas para fazer face à pandemia do coronavírus.

A coordenadora da USF Tâmega, Sónia Moreira, revela que, desde ontem, foram desmarcadas “todas as consultas presenciais”, de acordo com as instruções transmitidas pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS – Norte) e Direção-Geral de Saúde (DGS). “A maioria das pessoas deve receber uma mensagem a desmarcar essas consultas”, acrescenta.

Sónia Moreira adianta que, segundo o plano de contingência local, “as unidades do Centro de Saúde do Marco estão a cumprir com os serviços mínimos”. Ou seja, estão apenas a ser realizadas “consultas a grávidas, de saúde infantil e juvenil até aos 2 anos, consulta de hipocoagulação, vacinação inadiável e tratamentos com pensos”.

“Continuaremos a receitar medicação crónica, privilegiando o telefone e o email. Iremos continuar a renovar baixas por doença prolongada. Estamos também mais disponíveis, por email e por telefone, para o esclarecimento de qualquer dúvida”.

A responsável pela USF Tâmega apela a todos os utentes “que fiquem em casa”. Quem tiver dúvidas “acerca de consultas ou outros motivos” deve ligar para a USF.

“Se ficar doente por qualquer motivo, ligue para a USF antes sequer de pensar de dirigir-se presencialmente cá. Se tiver sintomas de gripe, fique em casa, e ligue para a USF”, adverte.

“De reforçar que todos os profissionais do Centro de Saúde do Marco estão disponíveis para colaborar e cooperar desta forma, se todos ajudarem”. conclui.

Para mais informações pode contactar  o 255 539 671 (USF Tâmega), o 255 539 673 (US Marco) ou através do email: usf.tamega@arsnorte.min-saude.pt.

 


Sónia Moreira | Coordenadora da USF Tâmega