Marco de Canaveses: USF do Tâmega promove Centro de Saúde dos Paqueninos [C/AUDIO]

CentroSaudePequeninos_2019.05.21De 27 a 31 de maio, a Unidade de Saúde Familiar (USF) do Tâmega, em Marco de Canaveses, vai dinamizar a atividade Centro de Saúde dos Pequeninos, com o objetivo de desmistificar a “bata branca” e reduzir a ansiedade das crianças quando confrontadas com a presença de um profissional de Saúde.

A iniciativa que envolverá as crianças dos 3 aos 6 anos, dos jardins de infância dos Agrupamentos de Escolas de Marco de Canaveses e Marco Nº, e um número alargado de profissionais, vai desenrolar-se nas instalações da unidade de saúde, à excepção do última dia (31 de maio) que integrará o programa do FLIM – Festival Literário do Marco.

Esta atividade não é original, “já foi usada noutras instituições e universidades, na modalidade Hospital Faz de Conta ou Hospital dos Pequeninos”, explica a coordenadora da USF Tâmega, Sónia Moreira.

“Nós decidimos alargar esta ideia aos Cuidados de Saúde Primários no Centro de Saúde de Marco de Canaveses, mas queremos envolver também todos os profissionais de Saúde do Centro de Saúde. Para além de permitir ser um momento divertido para as crianças também será uma oportunidade de melhoria das relações interpessoais entre todos os funcionários”, acrescenta a médica.

A ação irá contar com o envolvimento dos enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade.

“O enfermeiro vai ter duas áreas distintas. Uma será o enfermeiro como enfermeiro de família, que juntamente com um médico de família cuidará do boneco, que vai ser levado pelas crianças. Na área de educação para a saúde vamos tratar três grandes áreas: a área da alimentação saudável, a área da proteção solar e ajudar as crianças a prevenir o afogamento e como contactarem com o 112”, explica a enfermeira Cláudia Miranda.

 


Sónia Miranda | Médica responsável pela USF Tâmega



Cláudia Miranda | Enfermeira da Unidade de Cuidados na Comunidade