Marco de Canaveses: Sobretâmega recebe conferência sobre história da freguesia [C/AUDIO]

IgrejaSantaMaria_2019.08.08

Vai realizar-se no próximo sábado, na Igreja de Santa Maria, em Sobretâmega, uma conferência intitulada “Santa Maria de Sobretâmega: apontamentos para uma monografia”.

Durante o evento, que vai decorrer entre as 15:00 e as 16:00, serão apresentas três comunicações sobre temas relacionados com a história da freguesia do concelho de Marco de Canaveses.

O arqueólogo Luis Sousa apresentará a comunicação relacionada com a “planificação e estruturação histórica da Rua Direita de Sobretâmega”, que é uma das ruas mais antigas da freguesia “e com um traçado mais ou menos preservado em todo o espaço concelhio”, explica o próprio.


A apresentação do historiador Cristiano Cardoso incidirá sobre “as inquirições de 1258, um documento muito importante de Afonso III e que tem dados muito relevantes para a história da freguesia”.

Já Sara de Menezes Loureiro apresentará a comunicação “Do conflito às pazes de Canaveses (1355-1356)”. A historiadora abordará “o tratado de pazes que foi assinado na Rua de Sobretâmega”, acrescenta Luís Sousa.


Esta conferência, revela o arqueólogo, “é o ponto de partida para um trabalho monográfico”, cujo lançamento está previsto “para daqui a um ano, ano meio”.