Marco de Canaveses: SAP do Hospital de Santa Isabel encerrado das 00:00 às 8:00 [C/AUDIO]

HospitalSCMMC_2020.03.16

A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses encerrou o Serviço de Atendimento permanente (SAP) do Hospital de Santa Isabel, no horário das 00:00 às 8:00. 

A medida é justificada com o reduzido afluxo de utentes à unidade hospitalar, neste horário em específico, e com a necessidade de salvaguardar as pessoas do internamento e dos cuidados continuados.

“No horário da meia noite às oito da manhã o movimento é reduzidíssimo. Eu posso dizer-lhe que na véspera de encerrarmos tivemos um doente e duas pessoas em cada uma das duas outras noites”, explica a provedora Maria Amélia Ferreira.

A decisão abrange, ainda, outros serviços da unidade hospitalar.

“Tentamos focar-nos ao máximo na proteção das pessoas e, para isso, fechamos o bloco operatório, a consulta externa e a fisioterapia está apenas com os casos de recuperação”, refere.

Na dúvida de estarem infetadas com coronavirus as pessoas devem seguir as indicações da Direção-Geral de Saúde (DGS), evitando recorrer à unidade hospitalar, que já acusa a falta de recursos devido à quarentena de alguns profissionais.

“Não venham ao hospital se tiverem sintomas de tosse ou febre. Liguem para a Linha de Saúde 24 e aguardem, para ver se assim nós conseguimos durante 16 horas o atendimento à população. Por outro lado, temos recursos humanos em quarentena e que podem não chegar para ocupar todos os outros serviços”, esclarece.

Maria Amélia Ferreira diz-se “consciente da decisão e do apoio o mais apertado possível à população, com a colaboração da direção clínica, e em articulação com a Câmara Municipal de Marco de Canaveses”, e conclui que esta é “uma medida absolutamente temporária”.

 


Maria Amélia Ferreira | Provedora da SCMMC