Marco de Canaveses: Santa Casa apresenta projeto ‘SMS+Cuidadores: Envelhecer em Meio Rural’ [C/AUDIO]

SantaCasa1_2019.09.17

A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses (SCMMC) colocou em funcionamento o projeto “Serviço Móvel de Saúde + Cuidadores: Envelhecer em Meio Rural”. A cerimónia de apresentação decorreu na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Este projeto tem como objetivo contribuir para a permanência dos idosos em ambiente domiciliário adequado, promovendo o envelhecimento ativo com saúde e autonomia.

Também pretende formar os cuidadores de idosos (formais e informais) de conhecimentos e competências técnicas e não-técnicas.

“Este projeto, que já começou em 2014, está especializado em dar o apoio personalizado e humanizado às pessoas, como também na educação dos cuidadores”, explica a provedora da SCMMC, Maria Amélia Ferreira.


O projeto “SMS+Cuidadores” destina-se a pessoas com mais de 65 anos, com doença crónica, dificuldade na gestão da doença ou terapêutica, ausência de retaguarda familiar ou em situação de carência económica.

Abrange 6 freguesias do concelho de Marco de Canaveses: Paredes de Viadores e Manhuncelos, Sande e São Lourenço Douro, Penhalonga e Paços de Gaiolo, Avessadas e Rosém, Sobretâmega e Constance. Contudo, a formação aos cuidadores cobrirá todo o Município.

Maria Amélia Ferreira estima que seja possível prestar apoio a cerca “150 idosos”.


SantaCasa2_2019.09.17

Este projeto só foi possível colocar em marcha devido ao ‘Prémio Fidelidade’ cujo financiamento “permitiu a aquisição de uma nova viatura e suportar parte das despesas da equipa multidisciplinar, constituída por 9 profissionais”.


Para aderir a este projeto bastará entrar em contacto com a Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, através do 255 538 301/928 500 548 ou pelo email: smsmisericordia@scmmarco.com.