Marco de Canaveses: Reabertura de restaurantes, cafés e similares obriga a cumprimento de regras [C/AUDIO]

EsplanadaTreno_2020.05.19

Os restaurantes e cafés retomaram a atividade, mas com algumas restrições no âmbito da mitigação à propagação da pandemia Covid-19.

De acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), estes espaços devem privilegiar o uso das esplanadas e o serviço “take away” e devem incentivar o agendamento prévio.

Entre as medidas a adotar, a autoridade de saúde destaca também a redução da capacidade máxima do estabelecimento, por forma a assegurar o distanciamento físico recomendado de dois metros entre as pessoas.

Por outro lado, estão desaconselhados os lugares de pé, tal como as operações do tipo “self-service”, como “buffets”.

“Todos estes espaços têm que respeitar as normas da DGS, para que todos consigamos voltar ao nosso normal e à vida ativa, mas sempre o maior cuidado para com a população em geral”, salienta o vereador da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Paulo Couto.

Estes espaços, bem como, os vendedores ambulantes ficam obrigados a encerrar às 23:00.

“O horário dos restaurantes já vinha do decreto-lei. A questão dos cafés, os municípios podiam pronunciar-se. Nos entendemos que o horário das 23:00 se adapta perfeitamente à situação atual. Queremos que a nossa economia volte a circular e que as pessoas voltem a ganhar confiança, mas sempre com a maior prudência”, acrescenta.

 


Paulo Couto | Vereador da CMMC