Marco de Canaveses: Projeto “Rebanho da Confraria” avança na EPAMAC (C/ AUDIO)

Rebanho_Confraria_2017.09.12O projeto “Rebanho da Confraria” será oficialmente apresentado, no dia 18 de setembro , pelas 15h30, nas instalações da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC), em Rosém.

O Rebanho da Confraria nasce num desafio colocado à EPAMAC pela Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno para a criação de anhos no concelho do Marco de Canaveses, garantido a qualidade e autenticidade do prato típico da gastronomia marcoense.

“Vamos ter dois espaços na Escola Profissional de Agricultura para podermos desenvolver estas duas raças mais características da nossa zona, a raça bordaleira e churra do minho”, disse o chanceler da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, Luís Brás.

Para o responsável,  o Rebanho da Confraria “é um incentivo à produção local  de anhos para assegurar  a sustentabilidade e o fornecimento dos restaurantes do concelho”.

Luís Brás estima que dentro de meio ano os restaurantes aderentes à Rota do Anho Assado com Arroz de Forno já possam servir anho de qualidade e devidamente certificado, mas só  com a adesão de todos é possível ter anho de boa qualidade em toda a restauração nesta fase de certificação.

A Rota do Anho Assado com Arroz de Forno conta com a parceria de 11 restaurantes. “O número deverá aumentar para 16, até ao final do ano”, frisou.

O projeto, é uma parceria da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, a Escola Profissional de Agricultura, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses e Junta de freguesia do Marco.

 


Luís Brás | Chanceler da Confraria do Anho