Marco de Canaveses: Primeira fase do novo parque da cidade inaugurada a 25 de abril [C/AUDIO]

ParqueLiberdade_2024.04.15

O Parque Urbano da Cidade do Marco de Canaveses vai chamar-se “Parque Liberdade” e será inaugurado no dia 25 de Abril.

 

Município de Marco de Canaveses inaugura, a 25 de abril, a primeira fase do “Parque Liberdade”. A inauguração contará com a apresentação da segunda fase do projeto e com um concerto da Orquestra do Norte

A primeira fase da obra, avaliada em 1,2 milhões de euros, consistiu na criação de um parque de lazer multifuncional de 14 mil metros quadrados para as famílias marcuenses.

A fase dois do Parque Liberdade terá o dobro do tamanho da fase um e tem uma estimativa de investimento de 2,5 milhões de euros. A Câmara Municipal irá avançar com a empreitada este verão para ter o parque concluído no próximo ano. O Parque Liberdade, ocupará uma área total de cerca de 4,4 hectares de biodiversidade com espaços para eventos, de recreio, prática desportiva e convívio.

“Inauguraremos a primeira fase do parque ‘Liberdade’. Considero que, do ponto de vista simbólico, este nome é importante, para que fique eternamente associado aos 50 anos do 25 de Abril e à permanente luta pela liberdade que muitos conquistaram. É um projeto que vai marcar a cidade em termos urbanísticos”, disse Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.


Como forma de reforçar a ligação do espaço aos 50 anos do 25 de Abril, dentro do Parque Liberdade haverá um praça com o nome de Salgueiro Maia, perpetuando a memória de um dos principais Capitães do 25 de Abril de 1974.

“Foi uma proposta apresentada pela Associação dos Amigos do Marco de Canaveses para homenagear um dos Capitães de Abril. É um tributo à sua coragem”, salientou.


A cerimónia de inauguração está agendada para as 15:00.