Marco de Canaveses: Palestra “Entender o Autismo” no Auditório Municipal (C/ AUDIO)

Palestra_Autismo_2018.01.30O auditório municipal de Marco de Canaveses acolhe na quarta-feira, dia 31 de janeiro, pelas 18:00, a palestra “Entender o Autismo”.

A organização da iniciativa é da responsabilidade da Associação Vencer o Autismo, que desde 2010 dedica grande parte dos seus recursos a informar e a consciencializar sobre esta realidade.

“Temos essa noção de que havia falta de informação. Para a maioria das pessoas a palavra autismo era algo desconhecido”, salientou a presidente da Associação Vencer o Autismo.

Susana Silva é mãe de uma menina com autismo e tal como muitos pais, “quando o diagnóstico chegou também não sabia nada sobre a doença”, assumiu.

A associação tem feito um trabalho de consciencialização. “Atualmente temos uma população mais informada. Há aqui um movimento positivo nesse sentido”, esclareceu.

A palestra que vai decorrer no auditório municipal de Marco de Canaveses é de entrada livre.

A associação tem ao dispôr da população “um conjunto de recursos, como uma página de facebook, e estamos sempre disponíveis para ajudar no que for necessário. Fazemos isto de forma a ajudar o maior número possível de pessoas”frisou.

A causa do autismo está ainda a ser investigada. Contudo, estudos preliminares apontam a possibilidade de existir uma combinação de fatores – genéticos e ambientais – que podem ser responsáveis pelas diferenças de desenvolvimento.

 


Susana Silva | Presidente Associação Vencer o Autismo