Marco de Canaveses: Provedora da Misericórdia condecorada pelo Presidente da República [C/AUDIO]

Provedora_2021.03.04

A Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses (SCMMC), Maria Amélia Ferreira, foi condecorada pelo presidente da República, com a Ordem de Mérito pelas funções exercidas como Consultora para a Saúde da Presidência da República, no primeiro mandato Presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.

A Ordem de Mérito entregue, na passada quarta-feira, no Palácio de Belém, à Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, “destina-se a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da comunidade”.

A condecoração foi-lhe atribuída “como reconhecimento de um trabalho que foi desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos”, em que exerceu funções de Consultora para a área da saúde da Presidência da República, no primeiro mandato Presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.

“É o reconhecimento de um serviço que é feito em prol dos portugueses ao serviço da nação portuguesa para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses. É uma satisfação muito grande ter feito isto, independentemente de ter condecoração ou não. O facto deste serviço ter sido reconhecido pelo Presidente da República dá uma satisfação muito grande a quem, nos últimos anos, se tem dedicado a tentar melhorar a vida daqueles que connosco convivem e precisam”, afirmou Maria Amélia Ferreira.


Maria Amélia Ferreira confessa ainda que, no exercício da função que desempenhou nos últimos cinco anos, ganhou “experiência” e “uma visão muito alargada daquilo que são as necessidades em diferentes áreas e que tem sido complementado com o trabalho feito como Provedora da Misericórdia de Marco de Canaveses dentro da área da saúde e da área social”.

“Isto permitiu-me perceber o que a nível do país e das diferentes regiões é relevante”, vincou.

Após cinco anos como conselheira de Marcelo Rebelo de Sousa, Maria Amélia Ferreira revelou que  chegou a altura “de abraçar novos projetos, mais locais, e de desenvolvimento da saúde no Marco de Canaveses”. “Vamos alargar o hospital e tenho outros projetos mais de nível internacional”, adiantou.


“Eu acho que há ciclo de vida de pessoas. Eu penso que há uma altura na vida em que quando se olha para diante tem de se deixar ficar legados às pessoas e aos mais novos. E tem que se ter tempo para isso. Temos de ter tempo para investir nos locais que nos fazem felizes e o Marco de Canaveses tem sido esse local”, conclui.

Maria Amélia Ferreira é Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses desde 2012. É conselheira Municipal para a Igualdade. Médica e investigadora, foi a primeira mulher, em quase dois séculos de história, a tornar-se diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.