Marco de Canaveses: Novo site do GAE será lançado durante a Festa do Emigrante [C/AUDIO]

FestaEmigrante_2019.08.12

O Santuário de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho, em Avessadas, acolhe, na próxima quinta-feira, feriado, mais uma edição da Festa do Emigrante de Marco de Canaveses.

A iniciativa, da responsabilidade do Município, tem como objectivo homenagear os emigrantes marcoenses.

Para a presidente da autarquia, Cristina Vieira, a Festa do Emigrante é uma forma de reconhecimento àqueles que um dia partiram em busca de melhores condições de vida e trabalho.

“Para nós é importante que os emigrantes, que estão durante todo o ano a trabalhar, quando regressam no período de férias, sintam que o concelho de onde são naturais, de onde saíram, os acolhe de braços abertos. Acho que é o mínimo que podemos fazer”, refere.


A Festa do Emigrante vai decorrer no Castelinho durante todo o dia de quinta-feira. O programa arranca às 11:00, coma Eucaristia Solene. Segue-se a apresentação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) do Município de Marco de Canaveses.

Pelas 12:05, decorrerá o lançamento do portal online do GAE “que ficará dividido em duas áreas primordiais”, anuncia Cristina Vieira.

“A primeira delas é o acesso à informação. Vamos colocar aí toda aquela informação que o emigrante pode procurar no GAE. Por outro lado, vamos procurar alguma cooperação e interação com os emigrantes. Vamos tentar que neste site seja criada interatividade com os emigrantes”, revela.


Durante a sessão de lançamento da plataforma online do GAE, para além da autarca marcoense, irá estar presente Paulo Pisco, deputado coordenador na comissão de negócios estrangeiros e comunidades portugueses.

Do programa da Festa do Emigrante de Marco de Canaveses consta ainda um almoço convívio, a partir das 12:40.

Durante a tarde haverá animação musical, a cargo da banda ‘Alta Rotação’.