Marco de Canaveses: Município vai investir 1 milhão de euros em transporte escolar

autocarros_transdev_2019.05.28A Câmara Municipal de Marco de Canaveses aprovou o Plano de Transportes para o ano letivo 2019/2020. O investimento, que vai abranger cerca de 3 mil alunos, deverá ascender a 1 milhão de euros.

Para a Presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, “com esta medida, de forte alcance social, o Município irá assegurar a organização e o financiamento dos transportes escolares de uma forma integral, com preocupações de inclusão de todos os alunos que estudam ou queiram vir estudar nas escolas do concelho”.

O Município assegura a totalidade do custo com o passe escolar de todos os alunos do 5.º ao 9.º ano do ensino básico, que residam a uma distância mínima de 3 Km do estabelecimento de ensino, assim como aos alunos do Ensino Secundário portadores de deficiência, desde que não tenham outro apoio em transporte e frequentem as Unidades de Ensino Especial em modalidades não abrangidas pelo Ensino Regular.

“Entendemos a formação e a educação das crianças e jovens, como pilares estratégicos para o desenvolvimento local e representam hoje uma área de atuação prioritária para a Câmara Municipal”, acrescenta a autarca.

Para os alunos residentes no concelho e que frequentam o ensino secundário a Câmara Municipal comparticipa em 50% o custo do passe escolar, desde que não sejam assegurados por outros regimes de apoio e residam a mais de 3 km da escola mais próxima ou se encontrem a estudar em escolas fora do concelho ou fora da área pedagógica, desde que comprovada a não existência da vaga ou curso.