Marco de Canaveses: Município suspende eventos e cancela feiras e mercados

ComissaoSeguranca_2020.03.13

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses decretou hoje o cancelamento de todos os eventos públicos promovidos pela autarquia e a realização das feiras e mercados, após reunião do Conselho Municipal de Segurança.  

Ao final da manhã foi emitido um comunicado com todas as medidas adotadas para salvaguarda da saúde de todos.

Cancelamento de todos os eventos públicos promovidos pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, o que inclui atividades culturais, desportivas e recreativas.

Encerramento ao público dos equipamentos culturais, Espaço da Juventude, Posto de Turismo e Auditório Municipal.

Encerramento ao público dos equipamentos desportivos municipais, designadamente: Estádios Municipais do Marco e Alpendorada,  Complexos de Piscinas do Marco e Alpendorada,  Pavilhões da EB 2,3 do Marco, EB 2,3 de Alpendorada, Bernardino Coutinho e José Jesus Oliveira (Várzea do Douro).

Suspensão da realização das feiras do Marco, da Livração, de Bem Viver, de Alpendorada e de Soalhães.

Encerramento do Mercado Municipal do Marco de Canaveses.

Limitação do licenciamento de eventos em espaços públicos, dando cumprimento às orientações da Direção-Geral da Saúde.

Suspensão da cedência de viaturas municipais.

Desaconselha-se a utilização de parques infantis, polidesportivos e espaços públicos de lazer.

Manutenção do horário de atendimento ao público da Câmara Municipal, ainda que com serviços mínimos, promovendo turnos de funcionários, sendo no entanto aconselhada a opção pelos canais de atendimento não presencial.

Redução dos horários de funcionamento dos Espaços Cidadão (10:00-12:00 e 14:00 às 16:00).

Reforço dos serviços de limpeza e desinfeção dos espaços públicos.

Encerramento de bares e discotecas.

Recomenda-se às Juntas de Freguesias e ao Movimento Associativo que evitem a organização de eventos ou iniciativas que envolvam ajuntamento de pessoas.

Recomenda-se ao Comércio Local o cumprimento das normas emitidas pela DGS, alertando para o reforço da higienização das superfícies com solução alcoólica, atendimento preferencial a mais de um metro de distância e lavagem frequente das mãos.

As Instituições de Solidariedade Social que possuem Centro de Dia devem preparar-se para encerrar, a partir de segunda-feira, as instalações físicas e equacionar a capacidade de resposta para prestação dos serviços básicos no domicílio dos utentes mais vulneráveis.

As Instituições de Solidariedade Social que possuem CAO, ATL, Creche e Salas de Estudo devem preparar-se para encerrar as instalações físicas e equacionar as possibilidades de retaguarda familiar para o acolhimento das crianças.

Recomenda-se ainda às Instituições de Solidariedade Social que possuem Lares o cumprimento escrupuloso da suspensão das visitas.

Recomenda-se à População o cumprimento integral de todas as normas emitidas pela DGS.

O Município do Marco de Canaveses informou, ainda, que acompanhará a evolução da situação estando em permanente contacto e estreita colaboração com as autoridades de saúde e segurança, bem como com os parceiros locais