Marco de Canaveses: Município requer estatuto de Monumento Nacional para a igreja de Santa Maria

Igreja_SizaVieira_2021.07.07

O Município do Marco de Canaveses requereu ao Ministério da Cultura o estatuto de “Monumento Nacional” para a Igreja de Santa Maria do Marco e o seu Complexo Paroquial. O pedido acontece por ocasião do 25º aniversário da inauguração e bênção do tempo, data que hoje se assinala.

O imóvel tem-se revelado como expoente da valorização cultural e turística do concelho, sendo igualmente elemento de referência na história, teologia e arquitetura a nível mundial.

Para Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses “a celebração dos 25 anos de edificação da Igreja de Santa Maria é uma oportunidade para avaliar a sua classificação enquanto Monumento Nacional”.

Pela sua monumentalidade, como projeto e obra de um arquiteto de exceção, “entendemos que a Igreja de Santa Maria deve merecer a respetiva proteção, a bem da sua valorização. É uma obra de referência da arquitetura internacional. Por tudo quanto representa, este monumento assume-se como um valor cultural de elevado significado não apenas para o Marco de Canaveses, mas também para Portugal”, acrescenta.

O objetivo da proposta do Município é salvaguardar este importante património edificado e de toda a zona envolvente, em articulação com a Direção-Geral do Património Cultural e, especialmente, com a Paróquia de Fornos, enquanto gestora e proprietária do espaço.

A Igreja encontra-se classificada como Monumento de Interesse Público desde 2013.