Marco de Canaveses: Município inaugurou duas salas do futuro [C/AUDIO]

SalasFuturo001_2019.11.28

O Município de Marco de Canaveses inaugurou, esta quinta-feira, duas salas do futuro. O equipamento encontra-se instalado nas escolas secundárias do Marco e Alpendorada. Um projeto integrado no plano de combate ao insucesso escolar.

As salas do futuro estão equipadas com impressora 3D, tablets, computadores e ecrã interativo. “Um espaço de inovação e laboratório de aprendizagem”, considera a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

O investimento de 240 mil euros “vai dar aos alunos a possibilidade de interagir, criar, investigar e partilhar. Sem estes meios seria impossível”, declarou.

“O investimento prevê, também, a capacitação dos professores que vão trabalhar com os alunos. A capacitação dos docentes está a ser feita com formação de 25 horas, que vai iniciar na próxima semana em contexto de sala de trabalho e outras 25 horas de capacitação em casa ou no local de trabalho”, revela.

SalasFuturo002_2019.11.28

Os alunos de outras escolas também poderão deslocar-se aos espaços para usufruir do material.

Na sessão de inauguração foi ainda deixado o repto para que as salas possam estar abertas à comunidade, em horário não letivo. O desafio do primeiro secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, foi bem recebido.

“Acho que é interessante. Efetivamente, o investimento foi feito e é um investimento avultado. O equipamento que temos cá pode ser utilizado por outras pessoas para desenvolverem outros trabalhos e outras aptidões”, vincou.

SalasFuturo003_2019.11.28

As salas do futuro representam “um investimento no sucesso escolar. Este modelo vai permitir criar novas oportunidades junto de toda a comunidade”, disse o primeiro secretário da CIM-TS, Telmo Pinto.

“Estes projetos envolvem vários milhões de euros de investimento, mas é uma forma de criarmos e darmos melhores condições para que estes jovens possam ser jovens tecnologicamente evoluídos”, concluiu.

Dos 11 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, só oito aderiram a este projeto.

 


Cristina Vieira | Presidente da CMMC



Telmo Pinto | Primeira Secretário da CIM Tâmega e Sousa