Marco de Canaveses: Município implementa serviço de teleassistência [C/AUDIO]

Teleassistencia_2019.05.14No intuito de adiar a institucionalização dos seniores e torná-los menos dependentes, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, através de uma empresa de telecomunicações, tem a decorrer, desde o mês de março, um projeto-piloto de teleassistência em três instituições do concelho.

Estão envolvidos neste processo o Centro Social de S. Martinho de Soalhães, o Centro Paroquial de Favões e o Centro Social de Vila Boa de Quires, abrangendo um total de 12 utilizadores identificados por cada uma destas entidades.

“Este serviço pretende contribuir para a manutenção da autonomia dos seniores, ou seja, eles estão em casa mas são mais autónomos porque sabem que têm ali um telefone e que accionando um mecanismo têm alguém do outro lado que lhes pode dar maior segurança e uma resposta imediata em situações de urgência ou emergência”, diz a presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira.

Este mecanismo, que funciona 24h por dia, 7 dias por semana, também pode auxiliar os seniores que se encontrem na solidão, em situação de vulnerabilidade ou dependência física.

“Pode ajudar a suprir ou suprimir algumas das lacunas que existem em casa, quando não têm ninguém com quem falar e a quem recorrer de imediato, durante a noite ou durante o dia. Esse serviço vai dar-lhes essa capacidade e essa autonomia”, acrescenta

O acompanhamento técnico é realizado pelas direções técnicas das instituições. O município aguarda a aprovação de candidatura para alargar o sistema a mais indivíduos.

“Nós temos uma candidatura já efetuada e logo que essa candidatura esteja aprovada vamos disseminar este projeto no concelho. Logicamente que vamos em primeiro lugar, falar com as instituições, porque muitos destes cidadãos que estão a usufruir deste projeto-piloto já estão institucionalizados, são pessoas que recebem apoio domiciliário ou que efetivamente acabam por estar notificados”, conclui a autarca.

Num contacto intermédio de avaliação ficou comprovada a satisfação do serviço.

 


Cristina Vieira | Presidente da CM de Marco de Canaveses