Marco de Canaveses: Município e Águas do Marco esclarecem população de Santo Isidoro sobre novas ligações [C/AUDIO

Agua_2021.03.30

O Sistema de Abastecimento de Água de Santo Isidoro, até aqui na esfera da junta de freguesia de Santo Isidoro e Livração, passou para a alçada da empresa ‘Águas do Marco, S.A’. A transição é justificada com a imposição da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Os consumidores irão ter um período para requerer a ligação ao novo serviço. Para auxiliar nesta transição, uma técnica do município de Marco de Canaveses e outra da empresa ‘Águas do Marco’, vão deslocar-se àquela freguesia para esclarecer e sensibilizar a população.

“O nosso objetivo é esclarecer as pessoas que neste momento estão ligadas ao sistema de gestão de abastecimento de água na freguesia de Santo Isidoro e Livração e que possam integrar a concessão. Essa integração não tem qualquer tipo de custos. Quem hoje tem um contador da água pertencente à junta de freguesia de Santo Isidoro, vai poder fazer essa integração a custo zero”, diz Bruno Magalhães, vereador do Urbanismo e Ambiente da autarquia marcoense.

O universo muito grande de consumidores justifica “um prazo um pouco dilatado, para tratar deste assunto”, acrescenta.

Esta fase prevê a integração dos clientes afetos à concessão da junta de freguesia, contudo Bruno Magalhães, esclarece que já existe um projeto com vista a aumentar a cobertura.

“Temos um projeto que vai possibilitar uma cobertura acima dos 85% em toda a freguesia. Temos vindo trabalhar para resolver este e outros problemas. Resolvemos no Torrão e na Légua, e mais tarde também iremos resolver o sistema do Outeiro em Constance, através daquilo que foi o acordo que fizemos entre a Câmara Municipal, a “Águas do Norte” e a “Águas do Marco”, abastecendo  os reservatórios de Toutosa através do depósito de Vila Caiz, no concelho de Amarante”, conclui.

 


Bruno Magalhães | Vereador do Urbanismo e Ambiente da CMMC