Marco de Canaveses: Mostra de Qualificação divulga oferta formativa para os alunos do concelho [C/AUDIO]

Mostra_qualif2_2019.03.28

Está a decorrer no pavilhão da Escola Secundária de Marco de Canaveses a Mostra da Qualificação: formação e emprego. A organização é da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com a Câmara Municipal e a Fundação Santo António.

O certame, vocacionado para os alunos finalistas do 9º e 12º ano, iniciou esta quinta-feira e prolonga-se pelo dia de amanhã (sexta-feira), com a presença de diversas entidades nas áreas da educação, formação e qualificação.

Apoiar os jovens e as famílias na escolha do percurso académico ou profissional, é o principal objetivo da mostra.

“Temos aqui um conjunto de parceiros que tudo o que querem neste momento é mostrar aquilo que são as mais valias, sobretudo na área de formação, sejam elas escolas profissionais, sejam institutos politécnicos, sejam universidades e também algumas empresas formativas que fazem a diferença no mercado de trabalho”, diz a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

No entendimento da autarca, que presidiu à abertura do evento, “os professores e sobretudo a comunidade educativa, assim como os pais deveriam visitar e fazer as perguntas que têm que fazer a quem está presente”.

“Os jovens e as famílias vão ter de fazer opções que acabam por ter implicações no futuro. Por isso, estão aqui pessoas especializadas que podem informar e ajudar. Este ano ainda tentamos fazer algumas alterações para podermos fazer com que os alunos participem mais, fazendo perguntas, colocando questões ou dando sugestões. Criamos um passaporte. Cada expositor atribui selos de participação com questões”, acrescenta.

Para facilitar a deslocação dos pais ao evento, o mesmo irá manter-se aberto até às 19:30.

“Nós tivemos esse cuidado para colocar a feira a fechar mais tarde para que os pais que trabalham e assim o desejem, possam vir cá no final do trabalho”, conclui.

 


Cristina Vieira | Presidente da CM de Marco de Canaveses