Marco de Canaveses: Mostra da Qualificação divulga oferta formativa e qualificante [C/AUDIO]

MostraQualificação_2019.03.27A Mostra da Qualificação, que vai realizar-se a 28 e 29 de março, no pavilhão da Escola Secundária de Marco de Canaveses, contará com a presença de mais de quatro dezenas de entidades.

A mostra da qualificação, formação e educação tem como público alvo os alunos finalistas do 9º e 12º ano. Apoiar os jovens e as famílias na escolha do percurso académico ou profissional é o principal objetivo do certame.

“A Câmara Municipal não quis deixar de apostar nesta mostra de qualificação para que os alunos também pudessem ter esta possibilidade de alguém os ajudar na tomada de decisão, que é muito importante, quando querem escolher aquilo que é o seu ramo de atividade profissional ou de formação qualificante”, diz a presidente Cristina Vieira.

Este ano, estão inscritos 44 expositores. É o maior número de participantes de sempre neste certame.

“Superamos as expetativas. Nunca tivemos um número tão grande de participantes nesta mostra de qualificação. O nosso objetivo é reunir aqui todas as escolas, entidades formativas do território e as universidades públicas e privadas, para que a população e as famílias marcoenses também conheçam as entidades que estão cá e que fazem um excelente trabalho na atividade formativa dos nossos alunos”, realça a autarca.


A Mostra da Qualificação é uma organização conjunta da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e da Fundação Santo António.

Para além de entidades na área da formação, também estará representado o tecido empresarial, numa parceria com a Associação Empresarial do Marco.

“Efetivamente, precisamos que os jovens consigam perceber o que que existe em termos de oferta de mercado de trabalho e por isso foi feito o desafio à Associação Empresarial do Marco para estar presente e ter empresários do concelho a darem a conhecer que tipo de ofertas é que existem. Por outro lado, em relação a algumas áreas de trabalho específico, desmistificar e desconstruir um bocadinho algumas profissões”, explica Ana Margarida Carvalho da CIM – Tâmega e Sousa.

“Tendo em conta a avaliação que foi feita das edições anteriores, esta foi uma das avaliações mais positivas que tivemos por parte dos expositores e por parte das próprias escolas”, frisa.


O certame vai realizar-se no dia 28 de março para os alunos do ensino básico, prioritariamente para alunos do 9º ano. No dia 29 de março, o público será o ensino secundário (12º ano).

Para facilitar a visita dos pais que trabalham, a mostra irá estar aberta até às 19:30.