Marco de Canaveses: Ministro da Agricultura apresentou campanha nacional de combate à vespa velutina [C/AUDIO]

Vespa_2019.02.06

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, apresentou na terça-feira a Campanha Nacional de Combate à Vespa velutina, também conhecida por vespa-asiática.

O concelho de Marco de Canaveses foi o local escolhido para a apresentação, “não só porque é um dos municípios mais afetados por esta praga, mas também porque é um dos que se têm revelado mais empenhados e eficazes no combate”, revelou.

O Governo vai apoiar esta iniciativa com um financiamento de cerca de um milhão de euros que ficará a cargo dos municípios.

O valor do apoio financeiro a atribuir é de 25 euros/ninho primário e de 100 euros/ninho definitivo/secundário, “por forma a que este combate possa ser tão eficaz quanto possível, uma vez que este é um problema que afeta o ambiente, que afeta a economia e a segurança das pessoas e no qual todos temos de nos empenhar”, acrescentou.

A apresentação da campanha em Marco de Canaveses “é para nós uma honra, e tenho a certeza que do ponto de vista do Governo também é um sinal de que o município está a desenvolver um bom trabalho”, afirmou a presidente da Câmara Municipal.

Cristina Vieira realçou “o trabalho de parceria, muito profícuo de reuniões e ações de sensibilização em todo o concelho, com os presidentes de junta,os bombeiros, a GNR, Proteção Civil e o SEPNA, para explicar como se identifica a vespa, os riscos que representa a e como conseguir eliminá-la”.

A presença de vespa asiática em Portugal tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos.

A vespa asiática é uma ameaça aos setores agrícola e florestal, com consequências como a diminuição da quantidade de insetos polinizadores.

 


Capoulas Santos | Ministro da Agricultura


Cristina Vieira | Presidente da CM Marco de Canaveses