Marco de Canaveses: Marco comemora dia da freguesia no domingo [C/AUDIO]

DiaFregueisoaMarco_2019.09.12

No próximo domingo, 15 de setembro, é assinalado o Dia da Freguesia do Marco. Este ano, as comemorações estão inseridas no programa da ‘Noite Verde’, que se realiza durante o fim de semana em Marco de Canaveses.

A data tem como principal objetivo a criação de uma identidade comum às cinco freguesias agregadas no âmbito da reorganização administrativa.

“Entendemos que havia a necessidade de criar algo que unisse mais os nossos fregueses. Então, surgiu a ideia de criarmos um programa que permita promover a freguesia e, ao mesmo tempo, as nossas associações. Em reunião de executivo entendemos que este dia seria comemorado sempre no segundo fim de semana de setembro”, explica o presidente da Junta, Celso Santana.


O programa é variado. Durante a manhã de domingo, realiza-se uma caminhada, organizada pela Associação dos Amigos de Tongóbriga e pela Associação dos Amigos do Rio Ovelha, “que percorrerá algumas artérias da freguesia e termina no jardim municipal”.

Em simultâneo, no Parque de Lazer ‘Sousa Guedes’, em Tuías, decorrerá “a apresentação da pista de BTT”.

Em todas as paróquias do Marco serão “celebradas missas em honra de todos os vivos e falecidos da freguesia”.


Durante a tarde, nas imediações da Câmara Municipal, está prevista “uma concentração com todas as associações da freguesia, seguindo-se um desfile até ao Jardim Municipal, onde decorrerá uma exibição de artes marciais, a atuação da Tuna e do Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior e um baile à moda antiga”, anuncia Celso Santana.