Marco de Canaveses: Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações do 50º aniversário do Hospital de Santa Isabel (C/ AUDIO)

MarceloRebeloSousa_2017.11.27O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido por centenas  de pessoas na passagem por Marco de Canaveses, onde marcou presença nas comemorações dos 50 anos do novo Hospital Santa Isabel, propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

O Chefe de Estado foi recebido na Igreja de Santa Maria, da autoria do arquiteto Siza Vieira, onde assistiu à missa dominical e de seguida procedeu ao descerramento de uma placa de homenagem a D. António Francisco dos Santos, bispo da diocese do Porto, falecido a 11 de setembro de 2017.

“Foi um grande bispo. Foi um bispo de uma dedicação, de uma humanidade, de um coração aberto, de um sacrifício até ao limite das suas forças físicas e que deixou um traço de amizade em todos aqueles que contactaram com o D. António Francisco”, disse.

De seguida, e a convite da Santa Casa da Misericórdia do Marco, o Presidente da República passou pelas instalações do novo Hospital Santa Isabel, cuja inauguração data de 26 de novembro de 1967.

“É caso para dizer que conseguimos que no Marco de Canaveses este evento fosse testemunhado por aquele que melhor e mais tem cuidado dos portugueses, naquilo que é o respeito pela individualidade de cada um no sentido mais puro e humano”, afirmou a provedora da Santa Casa da Misericórdia, Maria Amélia Ferreira.

A cerimónia foi testemunhada, também, pelas individualidades locais. A presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, realçou o papel importante da Santa Casa da Misericórdia e a dinâmica imposta na instituição pela atual provedora.

“A Santa Casa da Misericórdia ao longo destes anos tem tido um papel muito importante ao lado das pessoas. Felizmente para os marcoenses, a professora Amélia Ferreira tem dado uma dinâmica muito diferente à instituição. É um orgulho estar com o senhor Presidente da Republica nestas comemorações”, vincou.

 


Marcelo de Rebelo de Sousa | Presidente da República


Amélia Ferreira | Provedora SCMMC


Cristina Vieira | Presidente da CMMC