Marco de Canaveses: Lançado concurso para obra de requalificação de Bitetos

Bitetos_2020.11.24

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses lançou o concurso para a execução do projeto de requalificação urbanística do parque da praia fluvial de Bitetos, num valor base de 1.450.000 euros. A obra deve arrancar no início de 2021.

O projeto foi apresentado publicamente em outubro de 2019 e prevê a requalificação integral de toda a zona do cais de Bitetos, um dos principais atrativos turísticos do concelho marcuense.

“O nosso concelho tem de um património natural riquíssimo e temos de saber tirar proveito desse património. O rio Douro oferece-nos um potencial turístico diferenciador e a praia fluvial de Bitetos já é provavelmente o local mais visitado no Marco de Canaveses durante o verão, diz a presidente da Câmara de Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

“Este é um projeto âncora que vem potenciar toda a nossa estratégia turística e trará retorno ambiental, social e económico em benefício dos marcuenses”, acrescenta.

O projeto de requalificação de Bitetos vai redefinir por completo toda a zona envolvente à praia, melhorar de forma significativa as acessibilidades pedonais e viárias, corrigir as cotas e renovar os espaços verdes, pavimentos e sistemas de iluminação e águas pluviais.

Das intervenções previstas no espaço, destacam-se as construções de um novo posto de turismo com auditório, uma praça e auditório exteriores, novos percursos pedonais, percurso pela praia, plataforma de acesso à praia e miradouro, ponto de receção às embarcações e um parque infantil.

A obra com o prazo de execução de um ano, deve avançar no início de 2021.

O Município solicitou à APDL a realização de um contrato de concessão para a transferência de responsabilidade de gestão e manutenção da fluvina para a autarquia.