Marco de Canaveses: Junta de Alpendorada, Várzea e Torrão suspende a realização da Feira [C/AUDIO]

FeiraAlpendorada_2020.03.12

A Junta de Freguesia de Alpendorada Várzea e Torrão decretou a suspensão da Feira que se realiza aos sábados. A medida decorre da implementação do Plano de Contingência no âmbito do Covid-19 e vigora até ao final de março.

Para o presidente da junta, Domingos Dias, “é uma questão de bom senso. A feira traz pessoas de várias localidades. Não quer dizer que consigamos controlar a situação, mas se a pudermos adiar melhor”.

Além desta suspensão, também foram adotadas outras medidas relacionadas com equipamentos desportivos.

“Recebemos na passada sexta-feira o Plano de Contingência Nacional, que obrigava a que a junta de freguesia apresentasse o seu próprio plano adaptado à respetiva comunidade, e foi isso que fizemos”, assumiu.

O autarca de freguesia confessa alguma apreensão em relação aos habitantes locais. A população desta zona do concelho de Marco de Canaveses está mais exposta a problemas do foro respiratório por causa da indústria de extração e transformação do granito. Se houver essa necessidade, Domingos Dias não exclui o encerramento das escolas.

“Nós temos de olhar pelo nosso próprio quintal, mesmo que isso vá contra a decisão do Governo. Se entendermos que é necessário fechar assim o faremos. Alpendorada é uma zona de risco. A tuberculose em conjunto com o coronavírus pode tornar-se numa tragédia”.

O executivo da Junta de Freguesia tem agendada para esta quinta-feira, uma reunião com a Unidade de Saúde Familiar de Alpendorada (USF) e a Autoridade de Saúde Local, para avaliar a situação.

De realçar, que até ao momento não há registo de qualquer caso no concelho de Marco de Canaveses.

 


Domingos Dias | Presidente Junta Alpendorada, Várzea e torrão