Marco de Canaveses: Jornadas da Saúde refletem sobre “Saúde Mental e Violência” [C/AUDIO]
A “Saúde Mental e Violência ao Longo do Ciclo de Vida”, é o tema das Primeiras Jornadas Municipais de Saúde do Marco de Canaveses, a realizar no dia 14 de outubro, no Emergente Centro Cultural.
Esta iniciativa, integrada na Estratégia Municipal de Saúde, pretende “promover uma reflexão, entre profissionais de saúde, sobre um dos principais problemas de saúde pública, que é a saúde mental”, afirma Clara Marques, Vereadora da Câmara Municipal com o Pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Marco de Canaveses.
As jornadas dirigidas a profissionais e estudantes da área da saúde vão iniciar com uma conferência sobre o estado da saúde mental em Portugal, seguindo-se um conjunto de painéis, cada um dedicado a um dos ciclos da vida: a infância, adolescência e juventude, a vida adulta, e a terceira idade.
“Depois de termos passado por uma situação pandémica em que se agravou a saúde mental, estas jornadas servem para despertar consciências e alertar para um problema transversal a todas as fases da vida”, acrescenta.
Para Clara Marques, estas jornadas serão “um excelente momento de partilha de experiências e conhecimento. A partir do momento em que estamos alerta é mais fácil encontrar soluções para resolver o problema”.
“Convido todos os profissionais e estudantes da área da saúde a inscreverem-se nestas jornadas”, conclui.
A participação nas Jornadas Municipais de Saúde é gratuita, mas requer inscrição em https://cmmc.pt/jornadassaude.