Marco de Canaveses: Inaugurada a requalificação da EB1 do Peso em Santo Isidoro [C/AUDIO]

EscolaAmianto_2021.04.05

Foi inaugurada esta segunda-feira a obra de requalificação da Escola EB1 do Peso, na Freguesia de Santo Isidoro e Livração. Uma intervenção que ascendeu a 160 mil euros custeada por fundos europeus do Programa Operacional Regional do Norte 2020 e pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

A empreitada incidiu na substituição da cobertura em fibrocimento, visando eliminar fatores potencialmente prejudiciais para a saúde.

A empreitada incluiu também a substituição de caixilharias por materiais com corte térmico, aplicação de capoto nas paredes e revestimento do rodapé da fechada em azulejo colorido, para maior dinâmica e modernização do edifício.

Esta escola, que não constava do plano de requalificação desenhado pelo Município de Marco de Canaveses, acabou por ser alvo de uma intervenção maior a fim de proporcionar mais conforto às crianças, docentes e pessoal não docente.

“Nós fizemos um conjunto de projetos de requalificação no início de 2018 e a verdade é que esta escola não estava incluída. Contudo, após uma visita às instalações, tanto a comunidade educativa como o presidente da junta solicitaram esta intervenção. Como havia várias humidades no jardim de infância, que era preciso resolver, aproveitamos a remoção do amianto para fazer todo este investimento”, explicou Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

“É um dia de alegria para nós. Estou muito satisfeita”, vincou.


A diretora do Agrupamento de Escolas do Marco Nº1, Berta Magalhães, acompanhou a inauguração, realçando que esta “era uma obra desejada”

“Tudo o que seja retirada de amianto dá maior segurança, e a escola ficou muito mais bonita e mais colorida. Sem dúvida que os miúdos vão sentir-se muito melhor, porque a escola agora tem melhores condições. Bem haja a quem fez a intervenção”, anotou .


A Escola EB 1 do Peso é frequentada por mais de quatro dezenas de crianças. Esta obra é o culminar de todo um investimento que sido feito na freguesia em matéria de educação.

“Desde o primeiro dia de mandato que tentamos melhorar as condições da comunidade escolar. Começamos por abrir a escola às 7:30 e ainda antes do programa das ementas saudáveis nós já estávamos a trabalhar com uma empresa que nos fazia as ementas”, refere o presidente da Junta Nelson Toni Coelho.

“Esta obra surgiu de uma oportunidade e de alguma insistência. É o culminar de todo um investimento em política de educação que priorizamos desde o primeiro dia de mandato”, acrescenta.


Com as intervenções já operadas nos estabelecimentos de ensino do Outeiro, na freguesia de Constance, no Peso, em Santo Isidoro, e a que esta a decorrer na EB1 do Cabo em Maureles, na freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, o Agrupamento de Escolas do Marco Nº1 passa a amianto zero.

[Foto: Tamegasousa.pt]