Marco de Canaveses: Hospital de Santa Isabel com sete casos positivos de Covid-19 [C/AUDIO]

HospitalMarco_2021.01.13

A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses enfrenta um novo foco de infeção por SARS-COV 2 na área do internamento.

O rastreio realizado esta semana detetou quatro casos positivos em doentes internados e em três profissionais de saúde, revelou no programa “Conversas de Saúde”, da Marcoense FM, o Diretor Clínico do Hospital de Santa Isabel, Agostinho Marques.

“Nós também estamos a viver um momento de alguma dificuldade. Conseguimos controlar o lar, contudo, os doentes internados têm uma ida e vinda frequente ao hospital de referência, em Penafiel, onde há muita covid. Esta semana passamos a ter quatro doentes, dois enfermeiros e uma assistente positivos”.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) está em curso em vários pontos do país. Na Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses “não há o mínimo de informação” sobre a data de administração da vacina aos utentes e profissionais.

“Nós não somos dos mais preocupados. Felizmente temos um número considerável de utentes do lar imunizados. Nós continuamos a testar na mesma os que não foram atingidos. Se lá aparecesse agora outro surto, seria pequeno, mas respirávamos muito fundo se tivéssemos a nossa população vacinada ”, realça.

Portugal registou esta quarta-feira um novo máximo de infeções e óbitos diários associados à COVID-19 e um novo recorde de pessoas em internamento. Apesar de não dispor de dados concretos, Agostinho Marques diz ter a perceção de que no concelho de Marco de Canaveses o número de contágios tem vindo a diminuir.

“Até cerca do Natal eu próprio reportava cinco a seis casos por dia. Agora menos. Hoje reportei apenas dois. Dá a ideia de que esta região está melhor um bocadinho do que outras regiões do país”, conclui Agostinho Marques.

 


Agostinho Marques | Diretor Clínico do Hospital de Santa Isabel