Marco de Canaveses: Grupo de refugiados ucranianos acolhidos em Sande [C/AUDIO]

 

RefugiadosUcranianos_2022.03.14

Marco de Canaveses acolheu 15 refugiados ucranianos na habitação social de Bouça da Carreira, na Freguesia de Sande e S. Lourenço do Douro.

O grupo, maioritariamente constituído por mulheres e crianças, foi acolhido no âmbito de um processo coordenado entre o Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses (SMPC) e a Junta de Freguesia de Sande e São Lourenço do Douro.

“Há uma familiar direta que vive na freguesia, e que acabou por ser o ponto de referência para a vinda destes cidadãos. Eles foram acolhidos numa habitação do município que lhes garante todas as condições de conforto”, disse a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

A autarca agradeceu o envolvimento da sociedade civil e das empresas “que têm colaborado para dar uma resposta a estas famílias e outras que virão para Marco de Canaveses”.


O processo da legalização de permanência em território nacional, assim como a integração no mercado de trabalho em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e, no caso dos menores, a sua plena integração na escola e apoio na área da saúde, começou hoje com a visita ao local, da vereadora com o pelouro da Ação Social, Saúde e Educação, Clara Marques.

Cristina Vieira perspetivou a vinda, nos próximos dias, de mais ucranianos para Marco de Canaveses.

“No próximo dia 17 chegam mais refugiados. Também estamos a tenta articular com a paróquia de Alpendorada, que em colaboração com outra instituição, vão levar ajuda humanitária até à Polónia, para trazerem alguns cidadãos que já manifestaram vontade de vir para Marco de Canaveses. Somos um povo muito solidário”.


Estas ações são articuladas com o Alto Comissariado para as Migrações, e coordenadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Marco de Canaveses.