Marco de Canaveses: Grupo de cidadãos lança petição pública pela construção do IC35 [C/AUDIO]

IC35_2019.11.19

Um grupo de cidadãos de Marco de Canaveses lançou uma petição pública pela construção do IC35. A obra que ligará Entre-os-Rios a Penafiel foi prometida pelo governo, após a queda da Ponte Hintze Ribeiro, já lá vão mais de 20 anos.

A nova acessibilidade é reclamada pelos municípios, empresas e população que vêm neste projeto um importante contributo para o desenvolvimento e combate à interioridade.

“Há muitos anos que ouvimos falar da mesma coisa. Não sendo de Alpendorada, contacto diariamente com pessoas desta freguesia, e urge fazer aquele investimento”, diz o porta-voz do movimento peticionário.

Para Samuel Vieira, “aproveitando que o governo anunciou um plano de investimentos para uma década, o objetivo é que este seja um dos primeiros investimentos a concretizar”.

O IC35 permitiria mais facilmente colocar a matéria prima que é produzida do baixo concelho de Marco de Canaveses, proveniente da indústria de extração e transformação de granito, no seu local destino.

“Eu compreendo a angústia dos empresários que consideram que se tivessem uma estrada mais rápida conseguiriam, mais facilmente e com menos custos, colocar uma carga no Porto de Leixões. É por isso fundamental que esta obra avance. Não podemos andar aqui 20 anos a reclamar um investimento que é justo”, observa.

Samuel Vieira admite ter assinaturas suficientes (quatro mil no mínimo) para apresentar a petição na Assembleia da República em meados de janeiro do próximo ano.

A petição pode ser assinada em papel e online.

 


Samuel Vieira | Porta-voz do grupo