Marco de Canaveses: Freguesia de Vila Boa do Bispo cria primeira Comunidade de Energia Renovável do país [C/AUDIO]

Foto_Vila_Boa_do_Bispo_2022.08.04

A Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses, vai criar a primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) do país, prevendo poupar com esta medida, anualmente, “na ordem dos trinta mil euros”, na fatura da eletricidade.

Esta iniciativa terá como “beneficiários diretos a Junta de Freguesia, os bombeiros, o Pavilhão Gimnodesportivo e a Casa do Povo de Vila Boa do Bispo”, explica o autarca de freguesia, Miguel Carneiro.

“Esta medida permitirá ganhos diretos muito concretos, com a poupança de consumos de eletricidade. Estima-se que, de acordo com o estudo que fizemos ainda durante a pandemia, uma poupança anual na ordem dos 30 mil euros, que creio poderá ser superior nesta fase


O projeto, que conta com a colaboração da Coopérnico, a cooperativa portuguesa de energias renováveis, implica um investimento inicial “de cerca de 40 mil euros, para a instalação de um conjunto de painéis solares”.

“Vamos pagar este investimento faseadamente, num período de 3 a 5 anos, com as poupanças geradas por este investimento”, sublinha Miguel Carneiro.


O autarca adianta ainda que o projeto será depois alargado às empresas locais e demais cidadãos da freguesia para “reduzir os seus custos com a energia e tornar a sua atividade económica e os seus quotidianos mais sustentáveis.”


A CER de Vila do Bispo vai ser classificada como Cooperativa de Interesse Público, o que, explica o texto, vai permitir “que a Junta possa prestar apoio administrativo à CER, ao mesmo tempo que permite que públicos e privados cooperem, em nome do interesse público e da democracia energética, na gestão de um bem comum, a energia”.

Aquela classificação permite ainda que entidades privadas (coletivas ou particulares) se agreguem a entidades públicas, para “juntas gerirem a energia de forma democrática e sem se focarem na exclusiva obtenção de lucros”.

A primeira CER do país só foi possível concretizar devido à união de esforços entre a Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo, Município de Marco de Canaveses, Associação Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Vila Boa do Bispo e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, secção de Vila Boa do Bispo.