Marco de Canaveses: Formação em Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros para alunos da Escola Secundária

PrimeirosSocorros_2020.01.14

No dia 13 de janeiro, realizou-se  a primeira de um conjunto de ações de formação e sensibilização sobre Suporte Básico de Vida (SBV) e Primeiros Socorros, dirigidas a alunos da Escola Secundária do Marco. A iniciativa é levada a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pela equipa de Saúde Ocupacional da Unidade de Saúde Pública do ACeS Tâmega I – Baixo Tâmega.

Ao todo serão realizadas 11 ações teórico-práticas, para outras tantas turmas do 10.º ano, envolvendo cerca 250 alunos e 5 professores da disciplina de Educação Física, em que serão abordados conhecimentos elementares da cadeia de sobrevivência, prestação de socorro a uma vítima de doença súbita ou acidente, e nos procedimentos técnicos de utilização de desfibrilhador automático externo (DAE).

“A paragem cardiorrespiratória é uma das principais causas de morte em Portugal, prova da importância destas ações de formação. Podemos poupar vidas se mais pessoas souberem como agir numa situação destas, uma vez que a técnica de suporte básico de vida aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima”, explica Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal e responsável máxima do Serviço Municipal de Proteção Civil.

“Estas ações de formação e a disponibilidade do serviço Municipal de Proteção Civil são o contributo que a Câmara Municipal dá para que se crie uma cultura de segurança e autoproteção no Marco de Canaveses”, reforça Cristina Vieira.

As ações são preparadas e desenvolvidas de acordo com a valorização das aprendizagens para aprofundamento de uma cultura de segurança, resultante de um trabalho de parceria institucional no âmbito da execução do Programa Nacional de Saúde Ocupacional do Ministério da Saúde e do projeto “Cidadania: Educação para os Riscos e Autoproteção” do SMPC, em curso nos estabelecimentos de ensino do concelho do Marco de Canaveses.