Marco de Canaveses: Feiras no concelho regressam a partir de 29 de maio [C/AUDIO]

Feira_Marco_2020.05.20

Em Marco de Canaveses as feiras, que estiveram suspensas durante o Estado de Emergência, serão retomadas a partir do dia 29 de maio.

O município aprovou um plano de contingência que prevê o cumprimento de um conjunto de medidas de auto proteção para feirantes e clientes. O regresso das feiras resulta de um processo amadurecido e assente na necessidade de retoma da economia.

“Sabemos da importância para os feirantes, muitos deles marcoenses, do retomar desta atividade e achamos que estão reunidas as condições. A realização das feiras vai ocorrer com muita segurança. O meu apelo para que comprem o que é nosso e ajudem os marcoenses a ultrapassar este período difícil”, diz Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.


O plano de contingência aprovado pelo município vai ser enviado às juntas de freguesia onde se realizam feiras, como é o caso de Alpendorada, Várzea e Torrão, Bem Viver, Soalhães, e Santo Isidoro e Livração, que também terão de aprovar o seu plano de contingência.

“Depois de termos abordado as entradas e a forma como iriam circular as pessoas, pedimos a colaboração das forças de segurança que nesse dia vão estar na feira numa ação de sensibilização para feirantes e clientes. Todos devem estar munidos de máscara e atendimento deve ser efetuado de forma organizada”, realça.


Os clientes devem permanecer, no recinto da feira, apenas pelo tempo estritamente necessário, para evitar ajuntamentos próximo das bancas.

“Se houver muita gente junta, nós vamos tomar medidas. Temos de haver bom senso e compreensão. Vamos ter um grupo de cerca de 15 colaboradores no recinto da feira e vamos ter tudo preparado para intervir em caso de necessidade”, esclarece.


O regresso das feiras é bem visto pelos presidentes de junta, como é o caso de Ricardo Soares.

O autarca da freguesia de Bem Viver diz que “o processo já estava a ser preparado há algum tempo” e que “a população já está preparada e consciencializada desta necessidade de cumprir as regras”.


Em Alpendorada, Várzea e Torrão, o regresso da feira potencia a afluência de mais pessoas à freguesia e maior movimento no comércio local.

O presidente da junta, Domingos Dias, é favorável ao retomar da feira e aposta na sensatez de feirantes e clientes, no que toca a medidas de proteção.

“A feira vai abrir normalmente. As pessoas vão ter de se proteger de acordo com as indicações. Pensamos que o nosso povo é sensato e tudo vai correr bem. A feira é uma medida importante para todo o comércio”, frisa.


De acordo com o calendário, a primeiras feiras a serem realizadas são as da Livração e Soalhães (Sexta-feira, 29 de maio), seguindo-se Alpendorada e BemViver (sábado, dia 30 de maio) e Marco (quarta-feira, dia 3 de junho)

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses também anunciou que irá promover uma ação de sensibilização sobre hábitos de segurança, na Feira Municipal do dia 3 de junho.