Marco de Canaveses: Feira de gado e concurso de bovinos das raça arouquesa e minhota [C/AUDIO]

BovinoArouques_2019.07.17O Parque de Lazer da Cidade de Marco de Canaveses recebe, no próximo sábado, dia 20 de julho, a Feira de Gado e Concurso de Bovinos das raças Arouquesa e Minhota. Uma iniciativa da Associação de Criadores de Gado Baião e Marco (Acribaimar) em parceria com a Câmara Municipal.

O certame, que pelo segundo ano consecutivo integra o programa das festas da cidade, representa o retomar de uma atividade associada à tradição agrícola do concelho.

“Vamos fazer uma coisinha diferente. No ano passado já muito boa, mas este ano, contamos que seja ainda melhor. Vamos ter duas raças, que é a arouquesa e a raça minhota. Vamos ter um desfile até à câmara municipal com banda de música, animais das duas raças e carros de bois antigos. Não faltam motivos para que todos venham ao Marco de Canaveses viver uma tradição que esteve apagada durante muito tempo”, explica o presidente da Acribaimar, Joaquim Madureira.

O certame vai decorrer no Parque da Cidade, “é o melhor local. O espaço é muito grande, há pinheiros bravos, é uma maravilha”, assegura o dirigente.

No seguimento da política de incentivo à produção de bovinos, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses vai atribuir uma compensação por cada bovino que até aos 7 meses de idade seja mantido na exploração.

“A produção de gado está a desaparecer. Nós temos freguesias que já não tem bovinos, o que é pena. Este apoio da câmara municipal representa um incentivo para termos mais produção de gado. Digamos que vai ser um tónico para os agricultores”, nota Joaquim Madureira.

O programa inicia com a inscrição dos concorrentes às 8:00. Pelas 10:00, classificação dos concorrentes. 12:00, desfile dos bovinos e carros de bois antigos até aos Paços do Concelho. Às 12:30, irá decorrer a entrega de prémios, finalizando com três chegas de bois, às 17:00.

 


Joaquim Madureira | Presidente da Acribaimar