Marco de Canaveses: Exposição documental evocativa de António de Serpa Pinto no Auditório da Área Arqueológica (C/ AUDIO)

Exposicao_ASP_2017.11.29O Auditório da Área Arqueológica do Freixo acolhe, a partir do dia 29 de novembro, a exposição documental evocativa do 250º aniversário de António de Serpa Pinto.

A iniciativa conjunta da Direção Regional de Cultura do Norte e da Junta de Freguesia do Marco tem como propósito homenagear a figura de António de Serpa Pinto, nascido em Santa Maria do Freixo, em 1767, uma referência na história local e nacional, no contexto das “Invasões Francesas”.

“Achamos que não deveríamos deixar passar em claro esta efeméride e decidimos que a melhor forma de o fazer seria levar a cabo uma pequena exposição documental, com documentos e textos sobre acontecimentos da época”, disse o diretor da Área Arqueológica do Freixo.

Para António Lima, a mostra “pretende ser útil para as escolas que lecionam conteúdos relacionados com as invasões francesas e o nascimento da época contemporânea”.

Os visitantes podem, também, tirar partido de um conjunto de outros serviços que se encontram disponíveis no local.

“O acesso à exposição é gratuito. E, gostava de deixar bem claro que sendo um serviço do Estado, que está instalado na àrea Arqueológica do Freixo, já foi possível criar um conjunto de áreas e seriços à disposição do público. Agora, é importante que as pessoas tirem partido desse investimento”, salientou.

A exposição vai estar patente até ao final do ano letivo.

 


António Lima | Diretor Área Arqueológica Freixo