Marco de Canaveses: EPA inaugura Espaço Pedagógico de Centro Interpretativo de Tongóbriga [C/AUDIO]

CentroTogóbriga_2019.09.19No âmbito das Jornadas Europeias do Património vai ser inaugurado em Marco de Canaveses, no dia 27 de setembro, o Espaço Pedagógico do Centro Interpretativo de Tongóbriga.

Neste local é dada ao visitante a possibilidade de embarcar numa viagem aos bastidores da investigação arqueológica.

“O Centro Interpretativo é um espaço onde o visitante, desde adultos a crianças, tem contacto com os diferentes passos desde as escavação até à interpretação”, como explica a diretora da EPA, Ana Mascarenhas

O Espaço Pedagógico do Centro Interpretativo insere-se noutro projeto mais abrangente “Tongóbriga 2.0”, que desde o verão se encontra aberto aos fins-de-semana e feridos para visitas.

Para a responsável, “só é possível proteger o património se as pessoas o conhecerem. As crianças podem tornar-se nos verdadeiros embaixadores da conservação desse mesmo património”.

“O contacto é muito importante, o património é algo que nos conta uma história”, vinca.

A inauguração faz-se no dia 27 de setembro, pelas 10:30, com a presença do Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, e  individualidades locais.

As crianças do 4º ano da Escola EB1 da Searinha, Freixo, também se vão associar à iniciativa, bem como a comunidade local.

 


Ana Mascarenhas | Diretora Escola de Arqueologia Marco Canaveses