Marco de Canaveses e Penafiel: Procissão das Endoenças atrai milhares de pessoas [C/AUDIO]

????????????????????????????????????

Os Municípios de Marco de Canaveses e Penafiel assinalam, no próximo dia 18 de abril, quinta-feira Santa, a habitual Celebração das Endoenças.

As comemorações têm inicio marcado para as 20h30, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, com a Missa da Ceia do Senhor. Uma hora mais tarde, realiza-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.  A Procissão é acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio.

“Já deve ter uns trezentos ou quatrocentos anos, segundo aquilo que consta. É sempre algo de novo e atraente. As pessoas participam muito mais na quinta-feira. Há milhares de pessoas que vêm de fora para verem as Endoenças. É algo que atrai, que é novo, que é belo e maravilhoso”, diz o padre Daniel Quintela da paróquia de Santa Clara do Torrão.

Para o clerérigo, as Endoenças “é algo de transcendente e o rio tem muito a ver com o batismo e a luz de cristo, como a Luz Pascal. Quem não tem fé vê a beleza natural, mas quem tem fé transcende um bocadinho e vê algo mais do que aquilo que é visível aos olhos”.

No dia seguinte, 19 de abril, pelas 15 horas, a Procissão do Enterro do Senhor faz o percurso inverso, regressando à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.

As mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante as Endoenças são comparticipadas pelas Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel.

 


Daniel Quintela | Pároco de Santa Clara do Torrão