Marco de Canaveses: Decorre a fase de apresentação de propostas ao OPJ [C/AUDIO]

OPJ_CMMC_2020.03.04

Está a decorrer, até ao dia 3 de abril, o período para apresentação de propostas ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ), uma iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

O OPJ tem como objetivo a recolha de opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e expectativas.

“Basicamente, é um apelo à cidadania e ao envolvimento dos nossos jovens na construção de um município mais democrático. Nesta iniciativa, os jovens terão oportunidade de desenvolver projetos que idealizem, em áreas relacionadas com a atividade física, cultural ou outras”, explica Paulo Couto, vereador da Juventude e Associativismo da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.

A iniciativa é aberta a jovens com idade compreendida entre os 16 e os 35 anos, e não dispensa a consulta do regulamento.

“É importante que os jovens consultem bem o regulamento, para que as candidaturas cheguem completas e não ultrapassem o valor estipulado”, acrescenta.

O montante anual estabelecido pela Câmara Municipal é de 30 mil euros, a dividir pelas duas propostas mais votadas, contudo, e se o valor das propostas for inferior “poderemos enquadrar uma terceira candidatura”.

“No ano passado aconteceu termos aprovado três candidaturas. Uma delas andava perto dos 15.000€, mas as outras duas apresentavam valores mais baixos. Assim foi entendimento do executivo e do município aceitar a terceira proposta”, frisa.

Podem ser apresentadas propostas em todas as áreas de atribuição do município, sejam de natureza material ou imaterial.

“Os jovens de hoje pensam de forma diferente e acredito que apresentarão propostas que vão fazer a nossa cidade evoluir e torna-la mais bonita”, conclui.

As propostas vencedoras serão anunciadas a 15 de julho.

 


Paulo Couto | Vereador da Juventude e Associativismo CMMC