Marco de Canaveses: CPCJ e Câmara Municipal associam-se à campanha de combate aos maus tratos na infância

LacoAzul_2019.03.26
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a Câmara Municipal associam-se à campanha de sensibilização promovida pela Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco sob o lema “Serei o que me deres…Que seja amor”.

O objetivo da campanha, que irá decorrer durante o mês de abril, é apelar à consciencialização das famílias e de toda a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância, contribuindo para um fortalecimento dos laços familiares, no sentido de uma parentalidade cada vez mais positiva.

A ação de sensibilização vai passar pela colocação de faixas azuis nos edifícios públicos concelhios e de entidades que exercem atividade em matéria de infância e juventude e colocação de dois laços azuis, um para a varanda do edifício da Câmara Municipal e o outro para o edifício Marco Fórum XXI, sede da CPCJ.

Note-se que a Campanha do Laço Azul teve início em 1989, nos E.U.A., quando uma avó colocou uma fita azul na antena do seu carro, simbolizando a cor das nódoas negras encontradas nos seus netos, vítimas de maus-tratos.

Ao longo do mês serão ainda passados filmes alusivos ao tema nas escolas do concelho e no dia 24, todos serão chamados a participar com a utilização de uma peça de vestuário azul.

Abril-Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância termina no dia 30 com a realização de um Laço Humano Azul às 14.00 horas, no Estádio Municipal, com a colaboração dos alunos do Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses e do Agrupamento de Escolas do Marco de Canaveses nº1 – “Escola Secundária”.